Sempre que uma empresa precisa começar usar etiquetas de identificação em sua produção, surge uma duvida qual modelo de impressora de etiquetas comprar.
Para começar definir o modelo, é muito importante ter resposta a três perguntas.
1º Qual o tamanho da etiqueta, altura e largura?
2º Qual a quantidade de etiquetas por dia?
3º Que tipo de informação nesta etiqueta? Ex: Código de barras, símbolos, desenhos etc.
- Tamanho da etiqueta, por que é imporatnte ?
As impressoras são definidas por tamanho da boca, ou seja, largura da impressão e velocidade de impressão. Existem impressoras da Zebra com 2.2″(5,6 cm), 4.09″(10,4 cm), 6.6″(16,8cm) e 8.5″ (21,6 cm).
As mais comuns, e com um custo baixo, tem uma largura de impressão de 4.09” (10,4 cm). Portanto se a etiqueta tiver um tamanho de ate 10 cm de largura, vamos encaixar nestes modelos.
- Quantidade, por que é importante ?
Como comentei no item acima as impressoras também podem ser definidas pela velocidade de impressão. Normalmente esta velocidade é definida pelo fabricante em Polegadas por segundo ( 4″ Polegadas por segundo, 6 ” Polegadas por segundo, 10″ Polegadas por segundo e etc. ).
Esta velocidade combinada com a altura da etiqueta vai determina a quantidade de impressões por dia.
Ex:. Etiqueta que mede 9 cm de largura X 5 cm de altura.
Usando um impressora da Zebra modelo TLP 2844 (Velocidade de 4″Polegadas por segundo) cada polegada tem 2,54 cm ou seja 4 X 2,54 cm = 10,16cm.
No Ex:. acima a etiqueta tem a altura de 5 cm podemos dizer que a TLP 2844 da Zebra imprime 2 etiquetas em 1 segundo.
- Informação na etiqueta, por que é importante?
As impressoras de código de barras da ZEBRA tem cabeça de impressão com resoluções diferentes Ex:. 203 dpi, 300dpi 600 dpi.
Se a etiqueta tem código de barras, escritas linhas traços etc., podemos usar uma impressora com 203 dpi (mais comuns e com um custo baixo)
Quando você precisar fazer etiquetas com desenhos, logotipos, códigos de barras muito pequeno, símbolos e etc., podemos usar uma impressora com 300 dpi.
[author] [author_image timthumb=’on’]http://blogs.scansource.com.br/wp-content/uploads/2012/09/DSC_0758.jpg[/author_image] [author_info]
Ivan Guadagnin
Gerente de Desenvolvimento de Negócios – Zebra
Email: ivan.guadagnin@scansource.com.br[/author_info] [/author]
Ivan, muito útil este artigo. Estes são os principais, mas existem inúmeros fatores que levam à necessidade de impressoras com mais recursos. Por exemplo, para alguns substratos especiais, ou com ribbons técnicos muito específicos, você precisa de mais opções de ajustes para conseguir imprimir com velocidade e qualidade, neste caso as impressoras de maior porte são mais adequadas por possuírem mais opções de ajuste de velocidade, precisão na temperatura e principalmente pressão da cabeça de impressão.
Achei de grande valia esse artigo. Como trabalhamos na solução de alguns problemas na rede, nos solucionou algumas questões.
Excelente dicas. Adorei!
Marina Ribeiro