Pão de Açúcar vai testar novo modelo de loja em SP. Além disso um plano de expansão de novas lojas

 

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou em abril deste ano, o início de testes com um novo modelo de loja. Depois de lançar o Minimercado Extra, que hoje tem 168 lojas em funcionamento, a companhia vai criar uma nova bandeira de loja de bairro, baseada na marca Pão de Açúcar. O diretor presidente da companhia, Ronaldo Iabrudi, afirmou que a empresa se inspira na experiência do controlador francês, o Casino. “Esta é uma estratégia que o Casino há anos desenvolve na França, onde tem diferentes modelos de loja de proximidade”, disse.

A nova loja deve ser inaugurada no início de junho em São Paulo. A expansão da nova bandeira ainda não está definida. Iabrudi afirmou que a companhia pretende testar o formato e avaliar seu sucesso. “Gostamos de testar e experimentar, a ideia é abrir essa loja e fazer uma avaliação em termos de qualidade de atendimento e nível de satisfação”, comentou. “Percebemos que a demanda de clientes que estão em várias regiões da cidade são diferentes e queremos ter sortimento de produto e forma de atender diferente”, comentou, destacando oportunidades de atender clientes de maior poder aquisitivo, sobretudo em São Paulo.

A nova proposta, porém, não altera os planos do GPA de abertura de lojas para o ano. O plano de expansão inclui a abertura de 400 lojas até 2016 no varejo alimentar e de 210 na Via Varejo no mesmo período.
Para 2014, o GPA mantém perspectivas positivas, apesar de considerar que há incertezas com relação à Copa do Mundo e o atual ambiente de consumo. Iabrudi destacou que a Copa deve ter efeito positivo nas vendas de eletroeletrônicos enquanto não se sabe como deve agir o consumidor de forma geral. “Tudo vai depender muito de como vai se comportar o cliente durante e antes dos jogos, mas estamos trabalhando para ter um segundo trimestre bom”, disse. “Não há nada que nos dê um alerta e nos preocupe”, acrescentou.

O diretor vice-presidente de Negócios do Varejo, José Roberto Tambasco, comentou que já é possível notar que os consumidores no varejo de alimentos estão sensíveis a preço. Na Páscoa deste ano, disse, a procura por tabletes de chocolate e bombons subiu, em detrimento dos ovos, que são mais caros. Além disso, no mercado há o temor de que a alta de preço de alimentos volte a pressionar os volumes vendidos no varejo, como em 2013, mas Iabrudi avaliou que a tendência ainda não é pior do que o observado no ano passado. “Estamos otimistas”, disse.

O diretor vice-presidente de Finanças, Christophe Hidalgo, considerou que o atual ambiente de consumo reforça a estratégia da companhia de buscar preços mais competitivos. A empresa adotou desde meados de 2013 uma estratégia de preços mais baixos, o que vem impactando a margem bruta, mas tem compensado o efeito com redução de despesas. “Essa percepção do consumidor de uma crise – o que no momento é só percepção mesmo – reforça o interesse de nossa estratégia de sermos mais competitivos”, disse.

Ele afirma que o GPA deve continuar tendo redução de margem bruta no segmento alimentar, mas equilíbrio de margem Ebitda neste negócio em razão de diluição de despesas. No consolidado, a margem Ebitda tende a crescer por conta de ganhos de rentabilidade na Via Varejo, dona da Casas Bahia e do Pontofrio.
Para sustentar a estratégia, o GPA conta com melhorias nos gastos e com ganhos de sinergias entre suas diferentes operações. “Eu ainda enxergo a companhia com muitas possibilidades de ganho”, disse Iabrudi. Ele destaca que Via Varejo e o e-commerce gerido pela Nova Pontocom já têm realizado compras junto a fornecedores de forma conjunta e os efeitos nos resultados devem aparecer já no segundo trimestre.

As operações logísticas começam a ser compartilhadas também e, de acordo com o presidente do GPA, o impacto positivo nos resultados neste caso pode aparecer no terceiro e quarto trimestre. Além disso, diz, deve haver integração na área de tecnologia da informação, mas o impacto é esperado apenas para o final do ano.

 

Fonte: http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1588104-pao-de-acucar-vai-testar-novo-modelo-de-loja-em-sp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *