Bematech anuncia novidades no programa de canais

 

Em entrevista para o Portal do Canal, Eros Jantsch, diretor vice-presidente executivo da Bematech e responsável pelos canais da companhia fala com exclusividade sobre o ano de 2014 e quais mudanças ocorreram e irão ocorrer no programa de canais da companhia, o Bematech Mais. Acompanhe.

Em 2013 a Bematech anunciou recordes históricos de receita. E, esperava, para 2014 um ano também aquecido. Como foi o ano para a companhia?
Eros Jantsch – O ano foi muito bom para a Bematech quando reforçamos nossa proposta de posicionamento como provedora de soluções completa para o varejo. Desde 2013, estamos com o foco bastante acentuado nas verticais de food service e hospitality, desenvolvendo canais – que são chave em nosso negócio – para este atendimento. O ano passado foi um ano bom, e este ano estamos colhendo o que plantamos. Os resultados financeiros já divulgados pela companhia, dão conta que, até o terceiro trimestre de 2014, tivemos um crescimento acumulado de 17,6%. É um crescimento forte se comparado com o PIB e com os investimentos divulgados pelo próprio varejo.

No começo do ano, o CEO da Bematech, Cleber Morais, em entrevista ao Portal do Canal, disse sobre o foco na vertical food (redes e franquias) e hotéis. Inclusive a companhia adquiriu uma empresa de especializada em passagens de rodoviárias. Como está esta estratégia?
Jantsch – Realizamos duas aquisições este ano. A RJ Participações, líder no segmento no transporte rodoviário de passageiros e que possuía soluções completas para este segmento. A compra foi feita no começo do ano e, hoje, a integração da empresa já foi feita completamente: administrativo, comercial e produtos. Parte do crescimento da Bematech vem deste segmento porque hoje entregamos hardware, software e serviço. Em julho, também adquirimos a Unun, empresa de software, bastante diferenciada, com forte viés de inovação. Esta empresa também está totalmente integrada com nossa companhia. As duas empresas já fazem parte de 100% da nossa visão estratégica.

Na ocasião da entrevista, Morais disse sobre a importância dos canais da companhia no atingimento e superação das metas. Este ano, como foi esta relação?
Jantsch – A relação da Bematech com os canais vem aumentando muito nos últimos anos e a grande mudança veio com a implementação de um novo programa de canais em 2011, com transparência, regras claras e foco no suporte pré e pós venda. Essa padronização no atendimento mostrou o quão valorizamos nossos parceiros e foi um passo muito importante. De lá pra cá, o programa passou por uma série de evoluções.
O nosso canal sempre tem participação nos negócios da Bematech. E vamos viver juntos a mudança que acontece no cenário de automação comercial, em que os negócios passam do transacional para um modelo de receita recorrente. Estamos prontos para ajuda-los nesta transformação.

Há novidades em relação ao Bematech Mais?
Jantsch – Já tínhamos o módulo hardware; o módulo pós venda, que contempla as assistências técnicas; e há dois meses lançamos o módulo TEF; e já estamos desenvolvendo o módulo software que será lançado em 2015, assim como o módulo documentos eletrônicos. Com isso teremos de fato a visão de solução completa nas revendas, e além disso com o advento da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) estamos nos preparando para ajudar nossos canais que serão diretamente afetados. Por fim, o programa de canais está no terceiro ano de vida e vamos adaptá-lo ao novo momento do mercado. Teremos ainda mais novidades no ano que vem.

Os movimentos de mercado brasileiro, apontam para um caminho de transformar seus canais em parceiros de solução? Como está isto na Bematech?
Jantsch – É uma grande prioridade da nossa companhia. De fato, a maioria dos canais já trabalham com soluções de uma certa forma, mas a parcela de software no negócios deles é ainda pequena. Estamos trabalhando para que esta parcela seja mais relevante. E isto demandará uma mudança na postura destes canais. Certamente esta é a grande agenda da Bematech este ano!
O Bemacash é uma solução completa para o pequeno varejo, 100% na nuvem, fonte de receita recorrente para o nosso parceiro. Como é muito simples e modular, as revendas, que até então nao tiveram contato com a venda de software passam a ter. É uma inovação e outras virão.

Neste sentido, para onde a Bematech caminha? Novas aquisições?
Jantsch – A estratégia da Bematech como uma empresa de capital aberto é crescimento orgânico e inorgânico e estamos muito atentos às possibilidades de crescimento. Sempre teremos uma agenda de aquisições, mas com o foco sobre o valor que a empresa agregará aos negócios.

Em 2014, quantos dos negócios foram feitos via canais? E quantos diretamente?
Jantsch – Podemos dizer que em 100% dos casos que atendemos diretamente os canais estão envolvidos de alguma forma. A minoria dos negócios acontecem de forma direta.

Qual o faturamento da companhia em 2014? Qual a expectativa para 2015?
Jantsch – Não abrimos estes números . Apesar das previsões econômicas duvidosas, vamos investir para estarmos preparados para quando houver uma retomada. Existe uma série de mudanças de soluções fiscais e nós teremos foco inovador para estas mudanças, com foco em mobilidade.

Vocês vão participar da NRF Annual Convention. Quais são as expectativas?
Jantsch – Participamos há anos deste evento. Temos um escritório nos Estados Unidos com foco em antecipar tendências para o mercado brasileiro. Para acompanhar bem de perto estas tendências particioamos do evento e, canais que tiveram suas metas superadas, também podem escolher partucipar do evento Não visitamos apenas a feira, mas vamos ao varejo, visitar lojas e ver quais inovações estão dando certo. A NRF aponta mudanças como a integração com meios de pagamento, soluções móveis e BI. Além dos sensores em lojas com a função de organizar melhor a exposição do produto e a utilização do espaço. Esperamos, em janeiro, ver a integração de automação comercial com meio de pagamento, sensor de localização e novidades que vão impactar os negócios.

 

Fonte: Portal do Canal

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