Comportamento no ambiente profissional

Postura profissional. Mais atenção com ela…Leia o texto e veja se você esta fazendo tudo corretamente.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard nas empresas, revelou  que 2/3 dos profissionais demitidos, tinham como causa a dificuldade de relacionamento com seus colegas de trabalho.

De fato, ao observar  os hábitos dos profissionais no seu dia a dia dentro das empresas, percebo que muitos evitariam aborrecimentos se  ficassem atentos  a algumas regras básicas da boa convivência em ambiente corporativo, por isso relaciono abaixo algumas delas:

 

1 – Ao entrar no ambiente de trabalho, cumprimente as pessoas. Do porteiro ao pessoal da limpeza e seus colegas de trabalho. Bom, Dia, Boa Tarde e até amanhã…são palavras que criam energia positiva, o que seguramente vai refletir em você e no relacionamento com as pessoas.

 

2 – Quando for apresentado a novos colaboradores, sorria, olhe nos olhos desta pessoa, dê um aperto de mão firme.

 

3 – Se na sua área tem um novo colaborador, ajude-o com as informações necessárias para que ele possa desenvolver sua atividade. Seja gentil e o convide para almoçar nos primeiros dias, para que ele possa se entrosar com mais facilidade.

 

4 – Nunca deixe de usar as palavras mágicas: Por favor, obrigada e desculpe-me.

 

5 – Não force intimidade com seus colegas, não faça perguntas indiscretas.

 

6 – Esteja nas reuniões e demais compromissos no horário agendado, pois não há nada mais desagradável que chegar atrasado numa reunião. Isso mostra falta de respeito com o horário e o  trabalho dos demais colegas.

 

7 – Não deixe as pessoas sem resposta, quer sejam feitas pessoalmente ou por e-mails. Podem ser positivas ou negativas, mas dê resposta às pessoas. Quem enviou um e-mail ou lhe fez uma ligação também está trabalhando e precisa delas, mesmo que sejam negativas.  Isso vale para colegas de trabalho e contatos externos. Lembre-se, seus fornecedores ou futuros fornecedores, amanhã, podem ser seus colegas de trabalho.

 

8 – Saiba se comportar em público. Lembre-se que seu nome está atrelado ao nome da empresa. Preze pela sua organização.

 

9 – Cumpra suas tarefas nos prazos determinados.

 

10 – Escreva e fale corretamente. Revise seus textos, sempre, antes de enviá-los.

 

11 – Saiba com quem brincar e principalmente a hora certa de fazer brincadeiras.

 

12 – Tenha uma  imagem que não destoe da empresa.

 

13 – Aprenda a ouvir, principalmente, opiniões diferentes da sua. Lembre-se todos têm o direito de opinar.

 

14 – Cuide para aprender continuamente, não fique na postura do ”já sei tudo“, porque você pode acabar desatualizado.

 

15 – Respeite o limite de seus colegas de trabalho. Cuidado com sua arrogância. Conheci gente que foi muito arrogante com algumas pessoas e no futuro precisou delas.

 

16 – Não use palavrões  e termos de baixo calão no ambiente corporativo.

 

17 – Seja ético, tenha uma conduta exemplar. Respeite as regras de conduta da empresa.

Exercite a honestidade e depois desfrute do prazer de ser reconhecido por isso.

 

E finalmente a última regra:

18 – Cuide de sua  postura nas redes sociais. Não fale  mal de seus colegas de trabalho e muito menos da empresa em que trabalha. Soube de casos que terminaram em demissão destes profissionais.

Lembre-se que todos estão conectados. Muitos profissionais de Recursos Humanos, inclusive, pesquisam nas redes sociais o perfil dos candidatos, antes de contratá-los.  Quem contrataria um colaborador que fala mal de sua empresa e de seus colegas de trabalho?

Caso seu atual emprego não esteja mais atendendo suas ambições profissionais, troque-o. Isso ajudará você a trabalhar mais feliz e tornará as demais regras mais fáceis de serem cumpridas.

 

Pense nisso!

 

Fonte: http://itforum365.com.br/blogs/post/113569/comportamento-no-ambiente-profissional

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