Case de Sucesso Datalogic: Skorpio X3

Zero Gachis otimiza a gestão de produtos perto da data de vencimento em supermercados franceses com o coletor de dados Skorpio X3 da Datalogic

 

Criado em 2012 por dois irmãos e um amigo preocupados com as questões ambientais, Zero Gachis é uma empresa startup que oferece soluções inovadoras para resolver problemas éticos e ambientais causados pelo desperdício de comida. Com mais de 600,000 toneladas de produtos desperdiçados pelos supermercados, os varejistas começaram a vender estes produtos aplicando grandes descontos.

No entanto, a falta de visibilidade destas iniciativas limitou a eficácia das promoções, pois os consumidores não sabiam aonde encontrar os produtos com os descontos. A Zero Gachis solucionou esta questão informando os consumidores da disponibilidade dos produtos com datas de vencimentos próximas nos supermercados perto deles. A Zero Gachis divulgou uma lista de promoções destes produtos e a quantidade disponível para compras nas lojas de seus parceiros, sites e aplicativos de celular todos os dias.

Os varejistas também podiam adicionar monitores da Zero Gachis em áreas dedicadas de suas lojas. Estes monitores promoviam os produtos com data de vencimento próxima e forneciam informações para aumentar a conscientização sobre o desperdício de alimentos.

 

O Desafio

Cada loja gerencia e rotula os produtos frescos perto da data de validade de forma diferente. No entanto, eles todos enfrentavam o mesmo problema: a falta de tempo e de recursos para gerenciarem estes produtos de forma efetiva. Na maioria dos casos, os funcionários simplesmente colocavam um adesivo com um nível de desconto já pré- impresso no produto e a pessoa do caixa adicionava o desconto manualmente no checkout. Este processo era moroso devido a etapa de rotulagem do produto e do processo manual da aplicação do desconto no checkout, tornando-o inviável. Os níveis de desconto pré-estabelecidos aplicados também não otimizavam as margens em alguns produtos mais caros.

Com o objetivo de gerenciar de forma eficiente os produtos com a data de expiração curta, a Zero Garchis criuou um solução de rotulagem inteligente o qual otimizava o tempo dos varejistas e aumentava as margens. Para isso, a empresa precisava de um coletor de dados robusto com uma CPU de alto desempenho que pudesse trabalhar com algaritmos utilizados nos cálculos das promoções. O coletor também teria que possuir uma comunicação em tempo real com os servidores e a impressora conectada via tecnologia sem fio Bluetooth.

 

A Solução

A Zero Garchis escolheu o coletor de dados Skorpio X3 da Datalogic e a impressora compacta Datamax E-Class Mark III para implementar a solução. O dispositivo Skorpio X3 atendia a todos os requisitos e oferecia benefícios adicionais, como a tecnologia Green Spot de confirmação visual de boa leitura patenteada da Datalogic. A tecnologia Green Spot é ideal para ambientes com alto barulho no qual o som do beep não é escutado claramente. O design ergonômico é muito popular entre os usuários e contribuiu para ser o escolhido no projeto.

A fim de tornar a aplicação o mais confortável e eficiente possível, a Zero Gachis posicionou o computador móvel Skorpio X3 em um suporte colocado em um carrinho de supermercado com a mira de escaneamento de frente para o chão, permitindo que o operador fizesse a leitura dos produtos em modo de apresentação. A Datalogic desenvolveu um teclado especial com as teclas invertidas para auxiliar a operação, independentemente da orientação do computador móvel.

Para iniciar o processo de remarcação do produto, o operador faz a leitura do produto perto da data de validade com o coletor Skorpio X3 e então o coletor calcula o preço do novo produto de acordo com o nível de desconto aplicado na família do produto. Assim, um novo rótulo com um código de barras e o preço com desconto são gerados e impressos pela impressora Datamax conectada via Bluetooth. Com isso, o caixa não precisava mais entrar com os desconto manualmente, otimizando tempo no checkout e diminuindo as filas. O sistema também atualiza a lista dos produtos com descontos em tempo real no site e no aplicativo do Zero Garchis.

 

Resultados

Em apenas três meses esta solução foi implantada em uma dúzia de supermercados na França, recebendo um feedback muito positivo dos varejistas que tiveram excelentes resultados. Como consequência houve a redução do número de produtos frescos não vendidos para mais de 50% e aumentou as margens médias para cerca de dez centavos por produto. A eficiência do operador e a produtividade aumentaram. Isto, juntamente com a melhoria da rastreabilidade dos produtos perto da data de vencimento, garantiu um retorno de investimento ideal.

“A performance e a confiabilidade do coletor de dados Skorpio X3 desempenham um papel chave no sucesso da solução de marcação de preços que oferecemos aos varejistas”, comentou PaulAdrien Menez, CEO da Zero Gachis. “A flexibilidade e a agilidade de resposta fornecidos pela Datalogic para o desenvolvimento de um teclado especial em um curto período de tempo, permitiu que proporcionássemos aos nossos parceiros varejistas uma solução perfeitamente adaptada para suas aplicações.”

 

Cliente: Zero Gachis
Indústria/Sub- indústria: Varejo/Supermercado
Aplicação: Merchandising
País: França
Produto Datalogic: Skorpio X3

 

Fonte: http://www.datalogic.com/sublanding.aspx?id=3455&lng=7&mgs1=2016kC0vgb

 

Deixe uma resposta