TOTVS apresenta soluções multicanal para o varejo.

 

Empresa dá vida a uma jornada tecnológica pelo varejo do futuro, unindo o PDV às vendas digitais, por e-commerce ou app.

A TOTVS,  apresentará durante o LATAM Retail Show, uma experiência completa do varejo do futuro, com tecnologias que unem ambiente físico e digital. Na Omniera, loja conceito montada dentro do evento, os visitantes poderão viver essa jornada na prática e observar tanto do ponto de vista do consumidor quanto do vendedor e do dono do negócio.

O foco da companhia é dar ao setor a solução definitiva para ter uma operação multicanal, para que o cliente se sinta à vontade para comprar sua marca favorita, independentemente do ambiente. Para exemplificar isso, a TOTVS formatou seis experiências tecnológicas.

1) Click & Collect – É uma experiência multicanal, ou seja, que começa no digital e acaba no físico, em que o cliente escolhe os produtos e faz a compra antes mesmo de chegar à loja. O consumidor faz o pedido por meio da plataforma TOTVS e-commerce; escolhe a loja para a retirada inserindo um CEP, para escolha de local mais próximo; e agenda um horário.

2) Totem interativo – Totens de autoatendimento são usados de várias formas no varejo, desde catálogo de produtos até informações para serviços da loja e relacionamento. Na loja do futuro da TOTVS, o consumidor poderá se cadastrar no programa de fidelidade, inserindo dados básicos e preferências de consumo.

3) Sensor de presença – É uma experiência de boas-vindas em que o consumidor, com o aplicativo da loja já instalado, é identificado ao entrar na loja. Os vendedores recebem uma notificação no celular com as informações do cliente e sugestões de produtos para apresentar. Desta forma, a equipe de vendas já sabe antecipadamente o perfil deste consumidor e a melhor forma de atende-lo.

4) Mesa Interativa – É um monitor sensível ao toque que interage com o cliente. Nele, é possível reproduzir filmes, comerciais, elaborar algum tipo de jogo ou aplicativo de entretenimento, atuar como central de informação, entre outros. O objetivo desta experiência é o consumidor interagir com a loja, neste caso, uma adega de vinhos, escolhendo os produtos de sua preferência de forma inovadora e com acesso a um conjunto de informações ricas, como avaliações, local de origem, método de produção e produtos similares. O vendedor é informado por um aplicativo de atendimento que o cliente está na mesa e os produtos que está escolhendo e recebe sugestões de compra casada. A experiência pode continuar então na gôndola.

5) Gestão de preço – O gestor, atualmente, precisa de mobilidade e agilidade para a tomada de decisão; acompanhar o fluxo de loja; e resolver problemas com estoque, preço e margem de faturamento. Nessa experiência, a comparação entre os preços da loja, online e física, e da concorrência estão em um tablet em que a tela principal analisa as informações de faturamento, venda e também o top ranking de produtos (mais e menos vendidos). Com base nesses indicadores, ele tem uma visão clara de quando seus preços estão mais caros que a concorrência, indicados na cor vermelha, e o quanto isso está impactando nos seus resultados. A partir disso, ele pode decidir por aplicar uma promoção e atualizar as etiquetas eletrônicas e o display da gôndola instantaneamente, finalizando assim a experiência de uma tomada de decisão feita de forma simples e ágil.

6) Pick & Go – Nessa última etapa da jornada, a experiência oferecida é a mais disruptiva e ousada de todas. A ideia é permitir que o cliente escolha um produto na loja, escaneie o código de barras com o celular através de um app, obtendo mais informações sobre o produto, além do preço, nota de satisfação e avaliações de outros clientes que já compraram aquele produto. Ele coloca o produto na cesta de compras, faz o pagamento com um clique e pode sair da loja sem obrigatoriamente ser abordado por um vendedor. Trata-se de algo já possibilitado pela tecnologia, mas que ainda desafia paradigmas do setor.

As experiências da TOTVS serão replicadas no estande, onde os visitantes também podem vivenciar o futuro de outras especialidades do varejo, como bares e restaurantes; magazines e lojas de departamentos; materiais de construção, home centers e decoração; moda; beleza; lojas de presentes, brinquedos, papelarias e informática; óticas; e pet shop. Todas estão integradas às plataformas de produtividade, analytics e e-commerce da companhia e tornam-se completas com a integração a todos os equipamentos de automação comercial Bematech.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *