Mercado de TI no Brasil crescerá 2,5% em 2017, estima IDC

 

Consultoria indica que pano de fundo da expansão será transformação digital

O mercado brasileiro de tecnologia da informação e telecomunicação (TIC) deverá crescer 2,5% em 2017, segundo estimativas da IDC. Embora os números de 2016 ainda não estejam fechados, a consultoria projetou no início do ano passado que o segmento saltaria 2,6% no último ano. Luciano Ramos, gerente de Pesquisa e Consultoria para Software e Serviços da IDC Brasil, indica que TI puxará a maior parte dos investimentos com expansão de 5,7%, enquanto telecom ficará com 0,4% da fatia.

Na avaliação de Denis Arcien, diretor-geral da IDC no Brasil, há otimismo no mercado. “O sentimento dos clientes é mais positivo se comparado ao ano passado”, resumiu. A consultoria espera uma retomada depois de um período de recessão e engavetamento de projetos. “O momento para executar os projetos é agora. Temos um cenário mais previsível, no âmbito político e, principalmente, no contexto econômico. Não há mais espaço para postergar trabalhos de transformação e inovação”, comentou Ramos.

A IDC indica que o pano de fundo da retomada do mercado será a transformação digital. Para a consultoria, esse é um movimento sem volta, que gera resultados positivos para os negócios e por isso cada vez mais demandado pelas companhias. “Empresas mais maduras e que investem mais em transformação têm mais faturamento e crescimento em comparação com as que não seguem esse caminho”, observou Reinaldo Sakis, gerente de Pesquisa e Consultoria para Devices da IDC Brasil.

Ramos explica que a transformação digital ganhou novos contornos e é agora pautada por cinco pilares: transformação da liderança, experiência multicanal, informação, modelo de negócio e fontes de trabalho, itens que permeiam diferentes tecnologias e segmentos do mercado de TIC.

 

 

Fonte: http://www.itforum365.com.br/digital/transformacao-digital/mercado-de-ti-no-brasil-crescera-25-em-2017-estima-idc

1 comentário sobre “Mercado de TI no Brasil crescerá 2,5% em 2017, estima IDC”

Deixe uma resposta